Resenha - O Castelo Montessales.


Saudações visitante do prisioneiro.
Hoje, ao contrário do que costuma acontecer, não publicarei um novo conto (pois como já sabem estou trabalhando encima de um novo livro), porém arrumei um tempo para ler a obra da minha amiga Susy Ramone, e a pedido dela, apresento uma resenha sobre ele ( a propósito, a primeira resenha que escrevo).



Sinopse - O castelo Montessales, a princípio, parece um sonho. Mas como todo sonho, os pesadelos podem tomar conta de forma incontrolável. Especialmente se esses pesadelos vêm em forma de uma criatura sobrenatural que desconhece limites, agindo como um íncubos lascivo e libidinoso que domina e cerceia a vida dos reféns do castelo, incapazes de fugirem, pedirem ajuda, escaparem do círculo vicioso e sobrenatural que se instalou em suas vidas. Vidas essas que geraram outras, totalmente dependentes do carrasco sem face, sem corpo, criando a desconfiança a cada gesto suspeito dos habitantes das grossas paredes. A nova geração desconhece a vida por trás das muralhas de Montessales, mas sonham com o dia em que poderão, finalmente, ver o mundo sem os olhos do medo. Mas o Castelo tentará impedi-los a todo custo, e descobrir em quem confiar será o principal objetivo, que poderá conduzir a tão sonhada liberdade... ou ao pior de todos os destinos. Atreva-se a conhecer as verdades por trás de suas paredes e reze para não ser você também um escravo do Castelo Montessales.

O livro, de 166 páginas, é o primeiro "trabalho solo" da escritora e foi publicado pela Editora Literata.
Confesso que a leitura me surpreendeu bastante pelo fato de ser bem diferente das obras que costumo ler, e consequentemente, do que costumo escrever. Mas me agradou bastante tanto pelo seu inesperado desfecho como, também, pela visão feminina que caracteriza a obra.
Quando menciono "visão feminina" me refiro à ótica mais delicada que é uma peculiaridade das mulheres em relação a sentimentos, principalmente.
A paixão, os traumas e o sofrimento das personagens é narrado com uma sensibilidade que, ao menos eu, não costumo empregar em minhas obras, provavelmente por ser uma característica delas lançarem esse olhar diferenciado às coisas.

Quem nunca pensou em jogar tudo para o alto e mudar totalmente de vida? Abandonar uma existência que o desagrada e enterrar para sempre sofrimentos e frustrações pretéritas?
Foi com esse intuito que Berenice, inesperadamente, encontrou o centenário castelo que entitula a obra. No entanto, ao invés de ele se tornar seu tão sonhado refúgio ele acabou se transformando na sua prisão.
Incapaz de abandonar o local, ela e seus até então empregados acabam por dar início, ao longo de muitos anos, a uma linhagem que se perpetuará por algumas gerações.
Antony, o perverso espírito que domina o castelo, os impede de fugir e os manipula da forma que lhe convém, coloca em prática um macabro e obscuro plano que tem como base a possessão dos homens ali presentes.
Os frutos dessas possessões não tardam em aparecer: seus filhos e filhas.
Utilizando-se do corpo dos homens (muitos deles seus próprios filhos) ele prossegue por anos a fio com seu plano libidinoso: fecundar as mulheres do lugar (suas filhas e netas).
Algumas cedem aos seus encantos com suspeita boa vontade, mas há também as que são estupradas e espancadas por não aceitarem tão degradante situação.
Quando a verdade é então revelada por Berenice, e posteriormente pelas demais mulheres do castelo, os membros do clã reagem das formas mais diversas. Algumas surpreendentemente terríveis.
Mas o que poderia levar uma entidade a agir de forma tão indigna e cruel? A simples busca pelo prazer, a pura maldade cultivada por séculos ou algum motivo até então desconhecido?

Convido o leitor a adentrar esse tão peculiar castelo repleto de intrigas, paixões, rancores e segredos, assim como eu, sabiamente, fiz.
Tome um chá com Berenice, bata um papo com Walter e talvez tenha o desprazer de se encontrar também com o abominável Antony, o único risco que você corre é o de jamais conseguir sair vivo do Castelo Montessales.

Conheça mais a obra visitando http://montessales.blogspot.com.br/


Book Trailler de "O Castelo Montessales"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.