Carreira Literária: Esclarecimentos.

Fim da Literatura

Bem-vindo leitor do Prisioneiro.

Antes do lançamento de "À Sua Porta" eu havia anunciado minha aposentadoria do meio literário, porém, ao lançar esse trabalho surgiu uma dúvida entre aqueles que acompanham minha carreira literária: eu teria mesmo me aposentado?

Para a infelicidade de quem aprecia minhas obras e alegria dos que tentam atingir meu patamar e fracassam miseravelmente a resposta é: sim, a aposentadoria está mantida.


Se você leu meu último livro está ciente das circunstância em que ele foi escrito e entenderá que fazê-lo foi algo além do meu desejo, se não leu, sugiro que o faça.

Mas, enfim, espero que essa seja minha última publicação sobre o assunto, a definitiva.

Não ficarei aqui repetindo toda a ladainha sobre os motivos que me fizeram parar.

Concedi uma longa entrevista ao pessoal do blog Literatura Fantástica Brasileira e nela relatei tudo o que era necessário sobre esse assunto, mas como a página parece ter sido tirada do ar, ela se perdeu.

A verdade é que viver de literatura no Brasil é uma proeza destinada à pouquíssimos autores, geralmente aqueles que, em suas obras, abordam temas mais palatáveis ao gosto do brasileiro, como terrores divertidos, vampiros sensíveis e românticos, literatura hot, auto-ajuda, e coisas semelhantes.

Uma vez que meus trabalhos não seguem essas vertentes e eu, confesso, não sou uma das pessoas mais "palatáveis" e politicamente corretas dentro do meio literário, no sentido de puxar o saco de editoras, editores e autores ruins, minhas obras nunca caíram nas graças de algum editor que se dispusesse a publicá-lo.

Como em todos os meios, sempre dá-se preferência aos cordeirinhos, aos "amigões" e quem se mantém firme em seu posicionamento acaba sendo deixado de lado.

É compreensível, afinal, quem quer correr o risco de se meter com alguém que, ao se deparar com coisas erradas, não as aceitará, e pior, colocará a boca no trombone?

Confesso que, infelizmente, o meio literário me trouxe mais aborrecimentos do que alegrias, e chegou um determinado momento em que me cansei de dar murro em ponta de faca.

Tenho amizade com vários autores, e vi que muitos deles se viram obrigados a deixarem de lado suas convicções literárias para manterem-se vivos dentro do meio literário, seguindo assim por temáticas que nada agregam, além de uma conta bancária razoável.

Me aconselharam a escrever sobre outros temas, mas quando se tem facilidade com determinada vertente mudar de lado acaba sendo difícil, principalmente quando não se tem a menor vontade de
fazê-lo.

Não me tornaria um prostituto literário apenas para vender livros, para receber tapinhas nas costas e sorrisos hipócritas e invejosos.

Prefiro, sim, manter-me fiel aos meus leitores que apreciam uma obra genuína de horror/terror, não vendendo tanto quanto aqueles que escrevem o que o povão gosta de ler, mas firme em minhas convicções.

Não julgo quem decidiu manter-se vivo, cada qual age de acordo com seus interesses, mas eu simplesmente não tenho estômago para isso.

Meus livros continuam disponíveis em formato físico através do Clube de Autores, mas também podem ser adquiridos como e-book, diretamente comigo.

Caso queira conhecer mais dos meus contos, disponíveis aqui no blog, você pode visitar minha página oficial, a Oscar Mendes Filho - Oficial, onde poderá, também, saber mais detalhes sobre minhas obras e ler minhas entrevistas.

Enfim, é isso, eu realmente me aposentei ao lançar meus décimo quarto trabalho, e creio que não voltarei atrás na minha decisão.

Um abraço e boas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.